A palestra “Realidades indígenas, Utopias brancas”, com a antropóloga Alcida Rita Ramos buscará refletir com o público sobre os desafios epistemológicos para a análise dos contrastes entre as perspectivas – e expectativas – ocidental e ameríndia. Em especial, frente aos conflitos decorrentes da devastação que ora se observa na crise do Estado-Nação brasileiro dentro do contexto neoliberal.

Alcida Ramos é professora titular e emérita da UnB, tendo realizado pesquisas entre os Sanöma, parte do povo Yanomami. Atuante há pelo menos seis décadas, empenha sua inteligência, perspicácia e energia na defesa dos povos indígenas, exibindo uma postura ética inflexível.

A palestra marca a primeira visita da etnóloga a UFF, instituição que absorveu a Faculdade Fluminense Filosofia, onde a mesma se formou em Geografia, em 1959. Para nós será uma honra e um privilégio recebe-la em sua primeira visita à Universidade Federal Fluminense, em especial por podermos comemorar com ela os 30 anos do PPGA/UFF, bem como os 15 anos do INCT-InEAC.

Esta é uma iniciativa do INCT-InEAC, ladeado pelos programas de Antropologia; Justiça e Segurança, assim como o de Sociologia e Direito, que convidam entusiasticamente o público para esta ocasião!

Local: Auditório do Bloco O, Campus Gragoatá, UFF
Data: 30/10 às 14 horas.

Translate »
Pular para o conteúdo